Quem somos

O Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira e Relações Internacionais (GTF) é o primeiro centro no Brasil dedicado a ensinar, pesquisar e formar recursos humanos aptos a atuar e compreender as questões da fronteira mais importante da América do Sul (Argentina, Brasil e Paraguai). O GTF é um grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

A UNILA é uma universidade pública federal localizada na parte brasileira da Tríplice Fronteira. Fundada em 2010, sua missão é contri­buir para a integração latino-americana, com ênfase no Mercosul, por meio do conheci­mento humanístico, científico e tecnológico e da cooperação solidária entre as instituições de ensino superior, organismos governamentais e internacionais (Leia mais: http://www.unila.edu.br).

O GTF compreende a Tríplice Fronteira entre Argentina-Brasil-Paraguai como uma região internacional de fronteira. No marco temporal pós-Guerra Fria, no contexto da globalização, do enfraquecimento do Estado e da proliferação dos crimes transnacionais, a região passou a compor a política e a agenda de segurança internacional. Neste sentido, o objetivo do grupo é contribuir para a promoção de um debate especializado sobre as dimensões internacionais da Tríplice Fronteira. Para tanto, apoia trabalhos de conclusão de curso, estudos, análises e promove cursos e eventos com a finalidade de qualificar as discussões internacionais na fronteira e sobre a Tríplice Fronteira.

O grupo é composto por pesquisadores da UNILA, da Universidade de São Paulo, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), de instituições privadas e estudantes de graduação e pós-graduação.

Pesquisadores

Dr. Micael Alvino da Silva (coordenador)/UNILA [Currículo]
Dr. Mamadou Alpha Diallo (coordenador)/UNILA [Currículo]
Dr. Blasius Silvano Debald/UNIAMÉRICA [Currículo]
Dr. Fábio Aristimunho Vargas/UNIOESTE [Currículo]
Drª Heloisa Marques Gimenez/UNILA [Currículo]
Drª Isabelle Christine Somma de Castro/USP [Currículo]
Dr. Marcelino Teixeira Lisboa/UNILA [Currículo]
Drª Olga Mônica Saavedra/UNR
Me. Ana María Chiani/UNR
Me. Venina Prates/FIEP [Currículo]
Esp. Alexandre Barros da Costa/UNILA [Currículo]
Esp. Ezequiel Barolín/UNR [Currículo]

Mais informações sobre pesquisadores, estudantes, instituições e linhas de pesquisa, ver a página do grupo no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2853855122346875