O que fazemos

Pesquisamos

Atualmente, desenvolvemos quatro projetos de pesquisa com previsão de conclusão em 2019. Os três primeiros são vinculados à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), e o quarto à Universidade de São Paulo (USP), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O primeiro projeto conta, ainda, com pesquisadores argentinos da Universidad Nacional de Rosario (UNR).

  1. As Tríplices Fronteiras da América Latina no contexto das Relações Internacionais. Coordenação: Drª Heloísa Gimenez e Dr. Marcelino Lisboa. Mais…
  2. A Tríplice Fronteira e os Novos Temas das Relações Internacionais: o Terrorismo Internacional. Coordenação: Dr. Mamadou Alpha Diallo. Mais…
  3. A Tríplice Fronteira e os Crimes Transnacionais. Coordenação: Dr. Micael Alvino da Silva. Mais…
  4. A conexão entre o terrorismo internacional e a Tríplice Fronteira durante as administrações de George W. Bush e Barack H. Obama (2001-2016). Coordenação: Drª Isabelle Christine Somma de Castro. Mais…

Ensinamos

Ministramos a disciplina “Tríplice Fronteira e Relações Internacionais” na pós-graduação lato sensu em Relações Internacionais Contemporâneas, da UNILA. O curso é presencial e abre 40 vagas anuais, sendo 20 para brasileiros e 20 para demais países da América Latina (https://www.unila.edu.br/ric).

O objetivo da disciplina é analisar as dimensões internacionais da Tríplice Fronteira e como a região se conecta à agenda de segurança internacional e às temáticas contemporâneas, especialmente no contexto da globalização, do enfraquecimento do Estado e da proliferação dos crimes transnacionais.

Além disso, diversos trabalhos de graduação e pós-graduação são orientados por professores membros do Grupo de Pesquisa.