A fronteira Brasil-Paraguai

É relativamente comum a tendência de se generalizar algo a partir de uma experiência particular. Por exemplo: nos referirmos à fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a partir do nosso conhecimento de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este. Em termos de geografia, trata-se do primeiro e certamente o mais importante ponto de contato entre ambos os países.

Da região da Tríplice Fronteira até a região de Guaíra (Brasil)/Salto del Guairá (Paraguai), a maior parte do limite entre ambos os países é formada pelo lago de Itaipu que, por sua vez, é parte do Rio Paraná. De Guaíra até a nascente do rio Apa, são aproximadamente 540 quilômetros de fronteira seca entre o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai. O Apa seguirá como limite até sua foz no rio Paraguai, que também divide a maior parte da porção fronteiriça entre ambos os países.

É bem verdade que quem conhece a Tríplice Fronteira pode afirmar que conhece a mais importante região fronteiriça entre ambos os países por vários motivos, sendo o principal deles a circulação de pessoas e de mercadorias. Ainda assim, a Tríplice Fronteira é apenas um ponto de contato entre o Brasil e o Paraguai, fixado sobre um território contíguo que ultrapassa a marca de 1.000 quilômetros. Há variações significativas na fronteira Brasil-Paraguai – rios, represa, fronteira seca – que denotam o fato de que conhecer a Tríplice Fronteira não é o mesmo que conhecer a fronteira Brasil-Paraguai.

Por: Micael Alvino da Silva e Marcelino Teixeira Lisboa. Publicado originalmente em Revista 100 Fronteiras, edição de janeiro de 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s