Capítulos de livro publicados

A nova publicação do IDESF (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), recém lançada na Universidade de Coimbra, traz dois capítulos escritos por pesquisadores vinculados ao Grupo Tríplice Fronteira.

Micael Alvino da Silva, Rafael Dolzan e Alexandre Barros da Costa publicaram o texto “O custo triangular: reexportação e descaminho nas relações Brasil-Paraguai”. Resumo do artigo:

A partir da integração física, por meio de estradas, pontes e de depósitos francos nos portos de Santos e Paranaguá, o Paraguai teve acesso ampliado a outros mercados internacionais. Enquanto a economia do Brasil passava por um processo de abertura internacional, o comércio de triangulação de mercadorias se consolidou na região leste do Paraguai, especialmente em Cidade do Leste. O modelo de reexportação de mercadorias, provenientes majoritariamente da Ásia, levou ao desenvolvimento de um comércio que foi regulado no início da década de 1990. Desde então, o Banco Central do Paraguai e organismos internacionais, como o Fundo Monetário Internacional, têm calculado o valor das reexportações do país. Considerando o mercado brasileiro como principal destino e a abrangência da 9ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil, o objetivo deste capítulo é estimar o valor que entra no Brasil via Paraguai na forma de descaminho, o que se denominou “custo triangular”. Para tanto, utilizar-se-ão os dados de reexportação do Paraguai e das atividades da Receita Federal do Brasil, em um marco temporal de onze anos, compreendido entre 2006 e 2016, que será utilizado como série histórica para reforçar os argumentos apresentados. Palavras-chave: Cidade do Leste, comércio internacional, relações Brasil-Paraguai, reexportação, descaminho.

Isabelle Somma publicou outro artigo sobre as percepções dos Estados Unidos sobre a Tríplice Fronteira (resumo será disponibilizado em breve).

O livro pode ser adquirido aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s