Cidade do Leste movimenta US$ 3,81 bi por ano

Quando se caminha pelas ruas do centro comercial de Cidade do Leste, o turista mais curioso pode se perguntar: quantos dólares se movimenta por ano na cidade?

Foto de Lilian Grellmann

Foto: Lilian Grellmann/Revista 100 Fronteiras

No início dos anos 1990, a Revista Forbes estimou que o valor do comércio era na ordem de 14 bilhões de dólares, e chamou Cidade do Leste de terceira zona franca do mundo. Esta informação foi repetida centenas de vezes, mas não passa de uma “história apócrifa da Forbes”, como definiu Christine Folch.

De acordo com informações do Banco Central do Paraguai, de 2006 a 2016, o valor do que foi importado e vendido para turistas (majoritariamente brasileiros) equivaleu a uma média anual de 3,81 bilhões de dólares. Em valores atuais, seria equivalente a 15,7 bilhões de reais (por ano).

Certamente está longe da conta apontada pela Forbes. Mas, o valor é significativo e muito importante para o comércio local. Para Foz do Iguaçu, o fechamento da Ponte da Amizade (em caso de algum protesto, por exemplo) significa o esvaziamento no comércio da cidade. E, as crises que afetam o comércio paraguaio, tentem a aumentar a inadimplência na cidade brasileira.

Para o Paraguai, tudo que é comercializado para turistas (lembrando que cigarro e demais produtos ilegais ou produzidos no Paraguai não entra nesta conta), representa atualmente 12% de todo seu Produto Interno Bruto. Para o Brasil, representa apenas 0,18%. Portanto, apesar de importante regionalmente e relevante em termos absolutos, esses valores são pequenos quando comparados ao Produto Interno brasileiro.

Por: Micael Alvino da Silva e Alexandre Barros da Costa. Publicado em: Revista 100 Fronteiras, edição 157.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s