GT Itaipu Saúde: uma política pública do governo e da sociedade civil

20180417AM9767As fronteiras possuem características peculiares que as diferenciam dos demais territórios nacionais, por conta da interação existente entre pessoas e instituições de mais de um país, em um mesmo espaço. As problemáticas dessas regiões ultrapassam os limites nacionais e demandam soluções igualmente particulares, muitas vezes exigindo cooperação internacional e a criação de políticas públicas específicas. A saúde pública na Tríplice Fronteira é um desses temas.

A percepção das necessidades locais e a apresentação de soluções que atendam a dinâmica das fronteiras, muitas vezes não partem dos entes governamentais, mas vem da própria sociedade civil. Um exemplo local bem sucedido é o Grupo de Trabalho para Integração das Ações de Saúde na Área de Influência da Itaipu (GT Itaipu Saúde). Criado em 2003, por iniciativa da Itaipu Binacional, o GT atua na identificação e solução de problemas relacionados à saúde na região da Tríplice Fronteira.

Participam representantes governamentais nacionais, estaduais e municipais das três nacionalidades, e a sociedade civil. Por conta dos resultados alcançados, em abril de 2018 foi anunciada a intenção de replicar o método de trabalho do grupo na área de influência da usina de Yaciretá, na fronteira entre a Argentina e o Paraguai.

As particularidades das regiões de fronteira demandam soluções igualmente diferenciadas. O caso do GT Saúde demonstra que é possível se chegar, de forma democrática e inclusiva, a soluções para dificuldades presentes no dia a dia da sociedade, através do trabalho conjunto entre governo, sociedade civil e organizações locais.

Por: Marcelino Teixeira Lisboa e Vanessa Peron

Publicado em: Revista 100 Fronteiras, setembro de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s