Paraguai: do porto (Argentina) à ponte (Brasil)

Foto_Nancy Mendez

Reprodução Revista 100 Fronteiras, foto de Nancy Mendez

A grande circulação de bens e pessoas na Tríplice Fronteira hoje é uma consequência direta de uma decisão política tomada durante o governo de Alfredo Stroessner. Por volta da década de 1950, o Paraguai encontrou uma alternativa à histórica ligação comercial com o porto de Buenos Aires: a ponte e o acesso ao oceano via Brasil.

A condição de país mediterrâneo (sem saída para o mar), levou a então principal região do Paraguai (Assunção) a uma condição de dependência à Argentina. A abertura brasileira começou em 1941 com a criação de um depósito franco no Porto de Santos. Em 1955, foi criado o depósito franco de Paranaguá e, do lado paraguaio, a Ruta 7 ligou a região central do país à futura Cidade do Leste.

Em 1956, o anúncio da Ponte da Amizade (inaugurada em 1965), concluiu a ligação terrestre do Paraguai com o mar. E a efetiva mudança do porto de Buenos Aires para a Ponte da Amizade coincidiu com a dinâmica da globalização econômica, experimentada todo o mundo com intensidade sem precedentes.

Como consequência das características fechadas da economia brasileira (que persistiu até início dos anos 1990), do mercado consumidor no eixo Leste do Paraguai – Sudeste do Brasil (desde Assunção até São Paulo), e da política tributária paraguaia (o regime de turismo), ambos os países se depararam com um intenso comércio. Além do comércio e de compartilhar energia, a virada do porto para a ponte levou o Paraguai a uma aproximação permanente com o Brasil.

Por: Micael Alvino da Silva

Publicado originalmente em: Revista 100 Fronteiras, edição de agosto de 2018.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s