Globalização e diversidade étnica

Mesquita - Latife Osman

Foto: Latife Osman/Revista 100fronteiras

Amenizar o problema da distância com os meios de transporte e facilitar a comunicação entre as pessoas são as duas principais características da globalização. Reunir pessoas de diferentes partes do mundo em uma região como a Tríplice Fronteira e torna-la a fronteira mais importante da América do Sul também está neste contexto.

Com pessoas diferentes vem também a diversidade e, o término do Ramadã é um bom momento para questionar: todos imigrantes e descendentes árabes são muçulmanos? Todos os muçulmanos são árabes?

Um tour em Foz do Iguaçu na Mesquita da rua Meca e outra na Sociedade Beneficente Islâmica da avenida Jose Maria de Brito, mostraria aos visitantes que o mundo muçulmano é composto majoritariamente por uma comunidade Sunita e outra Xiita. Mas, alguns metros a mais e se poderia chegar ao templo dos Drusos.

Portanto, somente considerando aa comunidade árabe da região podemos ver que há uma diversidade religiosa considerável, mesmo que naqueles casos as pessoas podem se reconhecer na mesma cultura árabe (arabismo).

Ser muçulmano mais amplo e tem a ver com a religião. É por isso que durante o Ramadã é difícil não observar os africanos muçulmanos com suas incomparáveis roupas coloridas de cor viva. Os árabes até podem usar roupas longas semelhantes, mas neste caso de cor branca ou preta, por recomendação religiosa.

Sunitas, Xiitas, Drusos, árabes e africanos. A comunidade muçulmana em Foz do Iguaçu e em Cidade do Leste são parte do movimento mais amplo de globalização.

Por: Mamadou Alpha Diallo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s